A CONFRARIA

Circula nos meios eletrônicos a informação de que atua nas regiões de sombra dos fundos de pensão uma poderosa organização informal, coesa, de mãos dadas, perfeitamente administrada, que impõe uma mordaça invisível em todas as instituições envolvidas com os direitos dos aposentados, objetivando evitar a veiculação de informações capazes de fortalecer os recursos da classe junto aos tribunais.

Concedamos que tal procedimento não se configure um crime de lesa-ancianidade, mesmo porque e uma vez que, neste país, o cidadão idoso, ao que parece, não pode mais ser sujeito de direitos. Ou, então, ouçamos, calados, a voz da mídia, se cujo apoio e complacência vierem traduzidos na insinuação maliciosa de que tudo não passa de mais uma teoria da conspiração.

Será? Decididamente, sabe-se que os poderes não gostam dos aposentados, a não ser quando se trata de seus próprios membros, claro, que ninguém lá tem propensão para a autofagia. Mas o fato é que a informação sobre a Confraria explica o silêncio da PREVI, cativa do sistema de rejeição aos direitos dos assistidos, aqueles velhinhos trambiqueiros do Sasseron.

Para justificar medidas anti-previdenciárias, a grande imprensa já diz que o governo gasta mais com os aposentados que com os jovens. Não há porque comparar tais custos. São grupos com necessidades e extensões completamente diferentes. Um governo que se preze deve gastar o que cada segmento precisa, em lugar de permitir que a corrupção nacional atinja a absurda cifra de R$ 85 bilhões, devidamente calculada e apartada como despesa indispensável para a tranquilidade nacional. Só que essa tranquilidade nacional não contempla a maioria e nem os que fundaram e sustentaram, por longos anos, as entidades privadas criadas para o fim específico de complementar as merrecas pagas pelas instituições públicas. Mas os articuladores dessa política perversa certamente acreditam que essa situação tem como se estender por muito tempo, sem enfrentar uma reação crescente e cada vez mais forte da parte prejudicada e inconformada.

É poder demais para enfrentar, é verdade! No entanto, a notícia começa a pipocar por aí, acordando os desassistidos de outros fundos de pensão. Antes que isso vire uma guerra de proporções inimagináveis, pede-se encarecidamente a nossos supremos governantes que relaxem um pouco essa antipatia pelos abengalados, compreendam melhor os exageros dessa política injusta e façam alguma coisa para atenuar a angústia desses cidadãos que trabalharam honestamente, por longos anos ajudando a produzir as riquezas nacionais, caindo agora em situação financeira cada vez mais complicada.

Ninguém quer briga. Ninguém deseja confusão. Tudo que se pretende é que o Estado consiga, pelo menos, reduzir as agruras dos desativados – ao chegar a hora de receber o retorno de seus investimentos –, em lugar de permitir que os agentes públicos fiquem se organizando em estruturas silenciosas e invisíveis, se, dessa forma, mais se assemelharem a quadrilhas a serviço do crime que a organizações respeitáveis – que de fato são e devem ser – trabalhando nobremente pela paz crescente e duradoura entre governantes e governados, contribuídos e contribuintes, privilegiados e miseráveis.

Paulo Motta

  1. #1 por nara em novembro 30, 2011 - 10:00 am

    Senhor Paulo, vc vai entrar na chapa?
    siceramente espero que sim.

  2. #2 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 10:13 am

    CARO PAULO VAI DE MOTTO. EU TENHO CERTEZA QUE ESSE PAÍS EH UM PAÍZ DE MERDA
    NA ÉPOCA DO SARNEY E FRC ME O BB ME APOSENTOU COMO MULUCO E SOU MESMO
    MAS; NÃO EH ;POR ISSO QUE FICO MENOS INDIGUINADO; TODOS VÃO ROUBAR MUITO PODE ACREDITAR; SE EU GANHAR ESSA; CHAPA E IR PARA A PREVI;
    VOU DAR MUITO DINHEIRO PARA OS COLEGAS; PODEM ACREDTAR NISSO.,
    POR CARIDADE PODEM VOTAR EM MIM;
    AQUI EPD SEM MEDO DE ERRAR

    DESSA VEZ ANONIMO BEIJO DO GAUCHO DE PELOTAS; QUE MORA NESSE FIM DE MUNDO.

  3. #3 por bii em novembro 30, 2011 - 10:23 am

    Parabéns querido Paulo!! HEHEHE
    Tudo azul? Eu acho o senhor uma cracinha…

    Beijão.

    Sou bi com muito ougulho E APOSENTADO DO BB.

    ABRAÇOS

  4. #4 por Claudia do rio em novembro 30, 2011 - 6:50 pm

    Paulo,
    Tenho a impressão que vamos ter que conviver com isso aí de cima. Como conheço de longe, a sua paz, sei que isso não vai fazer com que voce desista de nos brindar com os seus textos lindos.
    Na verdadem gosto de ver o que estão fazendo.
    Estamos incomodando.
    E é isso que pretendemos. Incomodar muito mais.
    Tenha paciencia, querido.
    Um abraço

    Claudia do Rio

  5. #5 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 10:18 pm

    Caro bi,

    Sou hétero. Mas nada tenho contra quaisquer outras preferências. O que importa é sermos, autênticos, verdadeiros e, sobretudo, possuirmos um bom coração batendo no peito.

    Um abraço,

    Paulo Motta.

  6. #6 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 10:49 pm

    Cláudia,

    Obrigado, amiga. Mas não há problema. Toda pessoa bem intencionada é bem vinda aqui, onde espero estar sempre escrevendo, lendo e aprendendo também. Acho tudo isso uma experiência muito interessante. Sem nos conhecermos pessoalmente, fazemos grandes amizades virtuais. Sabemos que somos todos mais ou menos semelhantes em nossa formação ética e profissional, na grande escola do Banco. Pena que os tempos mudaram e, hoje, temos de ficar brigando em família.

    E essa Confraria-de-mãos-dadas-contra-nós, heim! Mas há também uma notícia que parece ser boa: uma outra chapa fez maioria na ANNABB. Sabe alguma coisa a respeito desse grupo?

    Parece-me que nossa grande entrega, agora, é ajudar o Raul Avellar.

    Um abraço,

    Paulo Motta.

  7. #7 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 11:31 pm

    Anônimo das 10:18h,

    Maluco beleza? Doidão, mesmo? Ou daqueles que jogam pedra na lua? Brincadeira, amigo. Afinal, se não relaxarmos um pouco, não aguentamos a pressão. Realmente, a roubalheira aumenta escandalosamente por toda parte. Mas, um dia, isso vai estourar. Para tudo, existe um ponto de fadiga, como ensinam os físicos. Um colega nosso, famoso, não sei se de seu tempo, Stanislaw Ponte Preta, dizia: “Ou se restaure a moralidade ou nos locupletemos todos…”

  8. #8 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 11:35 pm

    Anônimo das 10:18H,

    O comentário anterior é meu. Esqueci-me de assinar.

    Um abraço,

    Paulo Motta.

  9. #9 por Anônimo em novembro 30, 2011 - 11:49 pm

    Nara,

    Creio que há muita gente mais preparada e mais disponível, para compor uma chapa como essa que se espera. Não tenho estatura para tanto. Parece-me que é preciso formação em alguma área afim ou bastante experiência no assunto. Além disso, é uma mudança profunda demais na vida. Nesta altura do campeonato, é meio complicado. No entanto, dá vontade de encarar o desafio. Mas vamos ajudar o Avellar. É difícil; porém, se até a ANABB já começou a bambear, quem sabe a montanha vai tremer?

    Paulo Motta.

  10. #10 por Edgardo Amorim Rego em dezembro 1, 2011 - 7:01 pm

    Dilego amigo e colega Paulo

    Você é um idealista e um realizador. Admiro-o, e muito. Mais do que eu, você sabe que cada um se conduz na vida de acordo com aquilo que ele é. Tanto assim é que Aristóteles afirmava que “o agir segue ao que se é”. E até existiu uma Escola de Psicologia, a do behavior, a da conduta. A tese fundamental dela era: conhece-se a Mente através da conduta do homem. Este palco democrático, que é o seu blog, revela quem é cada um que aqui se manifesta! Há pessoas maravilhosas e outras não tiveram o privilégio de serem educadas! Lamentamos o inforttúnio destes últimos.
    Edgardo Amorim Rego

  11. #11 por elvira em dezembro 2, 2011 - 11:17 pm

    Paulo,

    E se pudessem já teriam nos amordaçado também. A Claúdia tem razão estamos incomodando e muito. Sobre o grupo que venceu na ANABB, posso lhe mandar um email sobre o assunto.
    Parabéns pelo texto. Um grande abraço

  12. #12 por Anônimo em dezembro 2, 2011 - 11:46 pm

    Elvira,

    Obrigado, amiga. Meu email: motta.paulob@gmail.com

    Paulo Motta.

  13. #13 por Claudia do rio em dezembro 8, 2011 - 7:29 pm

    Tô sentindo falta daquelas palavras de incentivo e apoio que precisamos para ir em frente. Cada vez que voce escreve, nos acalma e ao mesmo tempo nos remete para o foco do que pretendemos. A luta não vai ser fácil. E talvez nem vençamos. Mas creio no meu parco entendimento, que o principal da vida não é vencer, mas lutar. E saber que lutou bem na medida de sua possibilidade.
    Paulo, voce precisa empurrar a moçada com gentileza.
    Para que lutem com esta perspectiva fantástica de que não é a vitória que pretendemos mas apenas o reinado do direito.
    Ninguem vai ser herói. No máximo um aposentado com dignidade no fim de sua vida.
    E quem precisa de mais do que isso?
    Venha querido, o Juarez está precisando de suas palavras.
    A Daisy Sacomanni tambem.
    E todos nós.

    Um abraço

    Claudia do rio

  14. #14 por Anônimo em dezembro 12, 2011 - 3:18 pm

    Cláudia do Rio,

    Tô indo. O problema é que me meto em um monte de atividades. Mas não abandonarei vocês. Volto já.

    Um abraço,

    Paulo Motta.

  15. #15 por Claudia do rio em dezembro 30, 2011 - 12:20 pm

    FELIZ ANO NOVO PAULO!!!!!!
    Votos extensivos a toda a sua familia e seguidores.
    Muita saúde para a batalha que se aproxima.
    Vai dar certo.

    abraços

    Claudia do rio

    • #16 por Anônimo em maio 6, 2012 - 7:38 pm

      Nosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
      que coisa feia.

  16. #17 por Anônimo em janeiro 18, 2012 - 6:33 pm

    Caro Paulo Motta, porque tanta demora.
    Precisamos de você companheiro, não nos deixe agora. Volta pelo amor de Deus.

    Precisamos combater esses canalhas que se encontram na Previ mamando as nossas custas.

    Abraços e muita saúde. Aí em cima é o tal do Heleno Pinto, só que sem Nobre.
    Êta cara chato!!. Ninguém suporta mais.

    Nara.

    São Paulo.

  17. #18 por Anônimo em janeiro 18, 2012 - 6:42 pm

    Cláudia do Rio, cria vergonha nessa cara o Paulo eh casado.
    Caia na real maluca!!

    Alô seu Paulo fala aí!!! Um mes eh muito sem atualizar o blog.

  18. #19 por Anônimo em janeiro 18, 2012 - 8:50 pm

    confraria é igual maçonaria?

  19. #20 por Anônimo em janeiro 27, 2012 - 3:51 pm

    PESSOAL,

    TENHO UMA NOTICIA BOA PARA DAR: A ANABB, PRINCIPAL INIMIGA DOS APOSENTADOS, ACABA DE PERDER UM GRANDE FILIADO. TRATA-SE DE MARCOS CORDEIRO, FUNDADOR E PRESIDENTE DA AAPPREVI, AQUELA ASSOCIAÇÃO QUE FOI EXPULSA DA FAABB POR UM ATO ARBITRÁRIO DE SUA PRESIDENTE, ISA MUSA.

    UM ABRAÇO.

  20. #21 por Claudia do rio em fevereiro 7, 2012 - 8:02 pm

    Onde está voce?

    Claudia do Rio

  21. #22 por claudia do rio em março 10, 2012 - 1:14 pm

    Querido Paulo, estou morrendo de paixão e saudades.
    Três meses meu amor, é insuportável !!

    Se eu tivesse o seu tel. não estaria nessa agonia, nem comento + no blog do Marcos pois só penso em vc.
    Não me importo que os nossos colegas leiam esses comentários preciso que o mundo saiba do meu amor. Te amo, te amo…

    Claudia do Rio

  22. #23 por Anônimo em março 18, 2012 - 5:10 pm

    Um estudioso me falou que tem uns “doido” mandando em tudo (PREVI,VALE,BB, COSTA DO SAUÍPE…..+ PREVIC….+ BELO MONTE, TREM BALA, AEROPORTOS e outras…). Quando saem de uma entram noutra. Não ficam desempregados. E ganham muiiito. Até brigam pelo poder. Falou que aprenderam com o sindicalismo.
    São sempre os mesmos que mandam em tudo isso, dão ordens e se acham os donos. É a famosa dança de cadeiras. Quem sai da Previ, vai pro Banco; quem sai do Banco vai pra Previ; que sai da Previ ou do Banco vai pra Vale; que sai da Vale vai pro Banco ou pra Previ; quando passaram por tudo isso, vão pra Belo Monte e assim sucessivamente. Se todos esses cargos já foram po eles ocupados, só restam-lhes agora a administração dos aeroportos. Isso, até outras coisas serem adquiridas.
    A dança das cadeiras pertence a um grupo fechado, e tão cedo não se abrirão vagas a novos interessados. A não ser que a idade avançada dos atuais assim o exija.

    Óh aposentados….Óh COITADOS!!!
    O patrimônio é vosso mas não lhes pertence! Ele ficará para a UNIÂO quando o último velhinho do Plano 1,da Previdência Terrestre, partir para o Plano da Providência Celestial.

    Êta estudioso esperto esse, hein?

  23. #24 por Anônimo em março 18, 2012 - 5:13 pm

    Cuidado companheiros

    Tem a turma do Marcel, a turma da Cecília, e os 40 ladrões querendo mandar na Previ, na CASSI. e se for possível na sua vida também.

  24. #25 por Antoni de Goiana em março 21, 2012 - 8:32 pm

    Caro Paulo, quando voltar não liga para o que está postado aí para cima. São coisas de gente pequena.

    Parem com isso. Não acredito que são pessoas do Banco.

  25. #26 por HELENO PINTO NOBRE em março 24, 2012 - 9:33 am

    ESSE PAÍS EH EH DE UMA CANALHICE; O FD P DO FRC EH QUEM ME DEIXOU NESSA MISÉRIA;
    TENHO DITO E VOU MORRER GRITANDO AO QUATRO VENTOS; SARNEY VOCÊ EH UM FILHA DE PUTA. VOCÊ CANALHA NEM PARIDO FOI; TU FOSTE CAGADO; EU HELENO PINTO NÃO TENHO MEDO DE NADA.; SEU PAULO EU RESPEITO O COLEGA; MAS NÃO RESPEITO ESSAS VÍBORAS; QUE ESTÃO NO PODER MAMANDO NAS TETAS DO POVO. EU HELENO PINTO JAMAIS ANONIMO.
    PARABÉNS PELO BLOG E NÃO LEVE A SERIO O COMENTÁRIO ANTERIOR.

  26. #27 por JVASCOSELOS em abril 18, 2012 - 1:14 pm

    Que coisa ,<<<>>>>>>> isso——— poderia> >>>>>>tudo contaminado<<<<<<

  27. #28 por bloglegall em maio 4, 2012 - 8:36 pm

    Q merda com o Paulo…

  28. #29 por Jvascocelos em maio 6, 2012 - 7:06 pm

    >>>>>>É isso
    que da.>>>>> mão saber fazerem blog<<<<<>>>>>

    JvASCONSELOS

  29. #30 por Adamastor em maio 6, 2012 - 7:40 pm

    Que coisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

  30. #31 por Anônimo em julho 14, 2012 - 1:58 pm

    O
    dono
    desse
    blog
    faleceu
    há 2 meses.

  31. #32 por Anônimo em julho 29, 2012 - 9:53 am

    Que
    absurdo…

  32. #33 por MM em agosto 30, 2013 - 4:31 pm

    Caro Paulo Motta, VC MORREU?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: